Empresário: saiba quais são os principais erros aos cortar custos dentro das empresas

Publicado em: 11/11/2019
Assunto: Notícias
Tempo de leitura: 2 minutos

São vários os motivos que levam uma empresa a revisar seu custo. Os mais comuns são a situação econômica do País, do setor ou até mesmo problemas de gestão empresarial. Antes de tomar decisões precipitadas é necessário avaliar o que realmente deve ser reduzido.

O primeiro passo é saber diferenciar o que é custo do que é investimento. É o que aconselha professor de Estratégia Financeira da FGV (Fundação Getulio Vargas), Ricardo Teixeira.

?Além do presente, é fundamental pensar no futuro da empresa. Às vezes um corte de despesa pode impactar futuramente e todo empresário pensa em perpetuar a sua empresa?, acrescenta.

Já o coordenador da pós-graduação de Finanças do Ibmec, Aquiles Rocha de Farias, declara que o controle de custo deve ser monitorado todos os dias pelos empresários. ?Se você não tem controle sobre os custos o seu lucro é menor. O custo tem de ser monitorado para se adequar a atividade da empresa?, diz.

Principais erros
Se o empresário não fez a ?lição de casa?, ele terá de fazer algumas reduções dentro da empresa. Acreditando que resolverá a situação, muitos fazem cortes em errados, que afetam:

  • Qualidade: fazer corte de custo em etapas que possam afetar a qualidade do serviço ou produto oferecido é prejudicial para os negócios. Apesar de resolver o problema momentaneamente, a ação pode não agradar o mercado e impactar na receita da empresa;
  • Marketing e publicidade: reduzir as despesas com ações de publicidade e propaganda também refletirão no lucro da empresa. Estas ações são importantes para manter a receita da empresa, quando o mercado está em crescimento. Já quando o mercado está em retração, estas medidas ajudam a não deixar as vendas caírem ainda mais;
  • Funcionários: cortar funcionários pode gerar mais despesas, já que a legislação trabalhista é onerosa para o empregador. Além disso, se for necessário contratar outro profissional, o empreendedor terá outros custos com o processo de seleção. Nesta ocasião, é importante fazer as contas e analisar realmente se é preciso fazer o remanejamento da equipe;
  • Investimento: cortar os projetos de investimentos pode não ser considerado tão grave, mas esta redução não pode ser em propostas que afetarão a atividade da empresa no futuro.

O que cortar
Como cada empresa deve ser avaliada individualmente, o empresário tem de pensar nas atividades que aumentam as suas despesas. Muitas vezes, a redução pode ser simples, como a renegociação dos planos de telefonia e internet. ?Vale fazer um plano que seja compatível com a empresa. Muitas empresas pagam a mais pelos minutos adicionais?, diz Farias.

Outra dica dada pelo especialista é reavaliar os custos financeiros. Os bancos têm diferentes taxas de juros e financiamento. Procure aquele que seja melhor para o seu negócio.

Fontehttp://web.infomoney.com.br//templates/news/view.asp?codigo=2080888&path=/negocios/